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Raposo Tavares se consolida como novo corredor logístico para escoamento da produção agroindustrial do país

Raposo Tavares se consolida como novo corredor logístico para escoamento da produção agroindustrial do país

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) está se tornando um novo corredor logístico para o escoamento da produção agroindustrial do estado e do Centro Oeste. Com a concessão do Lote Paranapanema, que compreende o trecho entre Itapetininga e Ourinhos, toda a SP-270 estará duplicada, o que oferecerá segurança e fluidez ao longo de toda a rodovia, da divisa com o Mato Grosso do Sul à região metropolitana.

O projeto do Lote Paranapanema integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) impactará diretamente 13 municípios, beneficiando mais de 500 mil pessoas e prevê R$ 4,7 bilhões em investimentos. A rodovia SP-270 é uma das principais vias que atravessam São Paulo de Leste a Oeste.

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Atualmente os últimos trechos não duplicados da SP-270 então localizados entre os municípios de Ipaussu e Itapetininga. Com a concessão do Lote Paranapanema, serão duplicados os cerca de 147 km de rodovia restantes em pista simples. O trecho concedido receberá também outras melhorias, como a construção de 12,5 km de pistas marginais e 56,4 km de acostamentos novos e recuperados.

Rota alternativa para o agro

Em 2024, o setor do agronegócio do Estado de São Paulo exportou R$ 184,7 bilhões, representando um aumento de 6,8% com o ano anterior, fazendo com que se tornasse um marco histórico com o recorde nas exportações e no saldo da balança comercial. Os dados são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). São Paulo foi responsável por 18,6% das exportações do agronegócio brasileiro em 2024, com destaque para os grupos de sucos responsável por 84,1% da produção nacional, complexo sucroalcooleiro com 62,5% e 63% dos produtos de origem vegetal.

A concessão do Lote Paranapanema permitirá que a Raposo Tavares se consolide como uma alternativa segura e eficiente à Rodovia Castelo Branco, especialmente para o transporte de grãos e outros produtos agrícolas, com a duplicação do trecho entre Paranapanema e Ipaussu. O projeto visa potencializar o uso da Raposo Tavares como um dos principais eixos logísticos do país, ampliando a capacidade de escoamento e otimizando o acesso ao Porto de Santos.

O impacto das melhorias na Raposo Tavares vai além do estado de São Paulo. Por exemplo, 93% dos US$ 9.9 bilhões exportados pelo estado do Mato Grosso do Sul (fonte: Comex Stat) deixou o Brasil por via marítima, e esta carga atravessou a malha rodoviária paulista.

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Além de reduzir custos logísticos para os produtores, o projeto fortalece a competitividade do agronegócio e fomenta novos investimentos. Com essa concessão, estamos olhando além da infraestrutura: queremos impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas, fomentando novas oportunidades no agronegócio, na indústria e nos serviços. A rodovia será uma peça-chave para conectar a produção agrícola do Centro-Oeste aos mercados internacionais.

O edital de concessão do Lote Paranapanema está previsto para ser publicado ainda no primeiro semestre de 2025. O projeto prevê, além dos quase 150 km de duplicações, mais de 10 km de pistas marginais e mais de 50 km de acostamentos novos ou recuperados, bem como 29 novas passarelas para pedestres, 35 novos dispositivos e readequação de outros 19, e mais de 80 pontos de ônibus, entre outras intervenções para melhorar a segurança viária na malha paulista e expansão da capacidade de tráfego que tem o objetivo de consolidar São Paulo como líder em inovação e desenvolvimento logístico no Brasil.

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